sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES

OLÁ, PROFESSORES ALFABETIZADORES!!!

PARA QUEM ESTÁ COM DÚVIDA, SOBRE AS ATIVIDADES QUE DEVEM SER REALIZADAS, SEGUE ABAIXO LINK PARA O ACESSO AOS 
SLIDES APRESENTADOS NA AULA INAUGURAL.




15 comentários:

  1. Palavras chave: Interdisciplinaridade, sequência,objetivos, conhecimento prévio e conversa.
    Nome: Regina
    Escola: Amilton suga Gallego
    Orientador: Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras chave:Sistematizacao, interdisciplinaridade, organização, flexibilidade e roda de conversa.

      Excluir
  2. PAUTA DE OBSERVAÇÃO
    Patrícia da Silva – E.M. Elza Marreiro Medina – 2ºano A - Orientadora Kelly Cristina
    ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - HISTÓRIA/ GEOGRAFIA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES.



    TEMA/ ASSUNTO - PROJETO DA UNIDADE ESCOLAR: VIRTUDES E VALORES
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO TEMA DO 2º ANO: “SOLIDARIEDADE”


    ANTES
    TEMA - Logo no início do ano discutimos em história e geografia sobre regras (sociais, de grupo, de jogos, de esportes, de transito, da sala de aula) e também abordei o tema direito e deveres. Durante todo o ano retomei na prática estes assuntos para que percebessem que fazem parte de nossas vidas.
    Ao longo do ano a escola elegeu o tema “Virtudes e valores” para projeto da escola e os segundos anos ficaram com uma das virtudes (que foi solidariedade) e desenvolvemos uma sequência didática.
    O tema foi apresentado oficialmente à sala pela professora de artes que trouxe livros de leitura com exemplos de gestos de solidariedade. Em outras aulas o assunto foi abordado e a professora introduziu o trabalho com tirinhas de história em quadrinhos para que ilustrassem atitudes de solidariedade. Tais produções foram elencadas para que participassem das Olimpíadas literárias, porém os gêneros elencados como critérios de participação foram outros. As produções foram utilizadas na Mostra Cultural da escola.
    O projeto foi amplamente discutido, vivenciado na rotina diária de sala de aula e nas aulas de matemática realizamos uma produção artística. Os alunos tinham que escolher uma atitude que representasse solidariedade e a partir de então, montar uma tela com desenhos. Os desenhos deveriam ser compostos com formas geométricas planas (a exemplo de alguns grandes artistas) e sobre o assunto estudado em sala de aula. Os painéis também foram apresentados na Mostra Cultural da escola.

    ENVOLVIMENTO - Todos os alunos estavam motivados a participar e todos participaram bem de todas as etapas. Os alunos instituíram como sendo “Casos do recreio”, o momento pós-recreio em que eu os ouvia e auxiliava em caso de conflitos não resolvidos.

    COLABORAÇÃO - Os alunos acabaram por colocar em prática ações de solidariedade, pois quando um deles finalizava uma das etapas dos trabalhos, logo se colocava à disposição para ajudar um colega que estivesse precisando de ajuda.


    DURANTE
    TEMA - Os alunos gostavam muito de participar das discussões, contribuíam com casos vivenciados e trocavam experiências.

    ENVOLVIMENTO - Todos os alunos mantiveram o gosto pelo tema e a participação.

    COLABORAÇÃO - A colaboração permaneceu durante todas as etapas do projeto.



    DEPOIS
    TEMA - Ao final do ano notei que o grupo está mais maduro, em conversas entre eles noto que construíram juízo de valor sobre algumas situações que envolvem o convívio social.

    ENVOLVIMENTO - Foi possível notar maior habilidade e autonomia em lidar com conflitos, muitas vezes conseguiam resolvê-los sem a ajuda de um adulto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, o tema abordado em sua sequencia didática é muito importante para o desenvolvimento dos conteúdos atitudinais nos estudantes, e foi possível perceber que eles conseguiram atingir os objetivos propostos.
      PARABÉNS à todos os professores envolvidos!!!

      Excluir
    2. O tema abordado é super importante e o trabalho com sequencia didática tendo como base uma pauta de observação também é bastante interessante.

      Excluir
  3. Sofia Ferreira da Silva Pinto – E.M. Jose Salvador Julianelli – 1ºano F - Orientadora Marli
    ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - HISTÓRIA/ GEOGRAFIA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES.
    Atividade: Alimentação saudável
    Planejamento: Roda de conversa, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
    Sequencia didática: Atividade relacionadas a piramide alimentar, lista de palavras,produção de texto.
    Interação das disciplinas: Ciências humanas, ciências naturais, português e matemática.
    Organização: Roda de conversa, pintura da piramide alimentar, musica palavra cantada "O que tem na sopa do nenê", poemas das frutas, gráficos.
    Situações significativas e contextualizadas: produção de cartazes pelos estudantes, exposição em sala e corredores externos.
    Objetivo do conhecimento: Apresentar bons hábitos Alimentares.

    ResponderExcluir
  4. Valdimeire Santos Oliveira Araujo – E.M. Jose Salvador Julianelli – 1º ano D - Orientadora Araci.

    O trabalho com a sequencia didática foi bem valioso levando em consideração que o planejamento foi fundamental pra organização da sequencia didática, validando a interação das disciplinas e situações significativas e contextualizadas.
    Áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências humanas e naturais, Artes.

    Tema: Alimentos
    Sequencia didática: Leitura do livro, alimentos saudáveis (Acervo PENAIC), roda de conversa em torno da leitura, musicas palavra cantada " o que tem na sopa do nenê e pomar, atividades de leitura (localizar os nomes dos alimentos na canção, localizar os nomes das arvores frutíferas, separar listas de frutas e legumes relacionar a origem dos alimentos industrializados, ilustração da fruta predileta, e construção de gráfico finalizando com piquenique de frutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sequência, boa possibilidade para pensar o trabalho integralmente.

      Excluir

  5. Professora: Kamila Justiniano de Souza Santana
    Escola Amilton Suga Gallego
    Orientadora: Roberta
    3º ano fundamental
    Sequencia didática
    Disciplina: Português
    Tema: Reescrevendo Contos / Leitura
    Objetivo didático: O aluno entrar em contato com a leitura e elementos que caracteriza uma história, ampliar o desejo pela leitura , desenvolver a oralidade e superar situações que inibe a auto estima.
    Material: Livros diversos de contos de fadas clássicos, caderno, lápis.
    Atividade: Permitir que o aluno , manuseiem intensamente as obras, leitura, observação e conhecimento dos personagens, deixar o aluno escolher um livro para si, reescrita moderna.
    Avaliação: Cada aluno ira recriar o conto escolhido para os dias atuais numa linguagem moderna, fazer ilustração , expor e ler para os colegas de sala, promover uma troca de conhecimento.




    ResponderExcluir

  6. Professora: Kamila Justiniano de Souza Santana
    Escola Amilton Suga Gallego
    Orientadora: Roberta
    3º ano fundamental
    Sequencia didática
    Disciplina: Português
    Tema: Reescrevendo Contos / Leitura
    Objetivo didático: O aluno entrar em contato com a leitura e elementos que caracteriza uma história, ampliar o desejo pela leitura , desenvolver a oralidade e superar situações que inibe a auto estima.
    Material: Livros diversos de contos de fadas clássicos, caderno, lápis.
    Atividade: Permitir que o aluno , manuseiem intensamente as obras, leitura, observação e conhecimento dos personagens, deixar o aluno escolher um livro para si, reescrita moderna.
    Avaliação: Cada aluno ira recriar o conto escolhido para os dias atuais numa linguagem moderna, fazer ilustração , expor e ler para os colegas de sala, promover uma troca de conhecimento.




    ResponderExcluir
  7. Palavras chave do texto: tempo, interdisciplinaridade, flexibilidade, provocações, diálogo.(não sei se postei no lugar correto )
    Karen

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nome : Camila Coelho Candido
    Orientadora :Roberta
    Escola: Elza Marreiro Medina
    INTERDICIPLINAR , DIVERSIDADE , HISTORIA, CULTURA, SEQUENCIA DIDATICA.
    Tema : Minhas Raízes
    Inicio:O projeto tem a finalidade de trabalhar de forma interdisciplinar a temática da diversidade, através das características físicas e culturais dos próprios estudantes desencadear um aprofundamento na historia do nosso povo e de nosso pais, por meio de visão de angulo cultural. Abordamos em historia, língua portuguesa, geografia e artes a diversidade, a identidade cultural do nosso povo e as contribuições das etnias para nossa cultura. Durante todo o 1º e 2º semestre tivemos contatos com leituras de livros que falavam da cultura afro-brasileira, indígena e negra .
    No começo foi feita a leitura do livro: “As tranças de Bitom” e logo após, iniciamos uma roda de conversa sobre as nossas família e suas origens. um levantamento dos conhecimentos prévios em uma roda de conversa e registrei os dados da conversa em um cartaz.
    Os estudantes se demonstraram bem interasados e participativos, especialmente ao saber q eles iriam apresentar o resultado final na amostra cultural da escola. Pesquisamos sobre a alimentos e receitas de origem negra e indígena, sobre artesanato, sobre brincadeiras , sobre esportes , costumes, religião e todo tipo de herança cultural indígena e\ou negra.
    REGISTRO: Os alunos já com as pesquisas se dividiram em pequenos grupos e sortearam os temas: Contribuição na culinária, nas danças, consciência negra , remédios naturais e brinquedos .Cada grupo elaborou um cartaz sobre o tema pesquisado e apresentaram para a turma .
    Como produto final também confeccionaram a boneca ABAYOMI, produziram tirinhas (HQ) sobre o historia da boneca e todos os trabalhos foram expostos na amostra cultural da escola.
    AVALIAÇÃO : Após a execução do projeto os estudantes tomaram conhecimento sobre a area de ciencias humanas, de que muitos dos costumes que suas famílias possuem e passam para eles, são heranças culturais das etnias que contribuíram para o surgimento do nosso povo. Aceitaram e compreenderam as diferenças físicas e estéticas entre eles.
    Em lingua portuguesa boa parte dos estudantes compreenderam e utilizaram da forma correta a honomatopeia, construiram historias com coersão e coerencia, com clareza , com inicio, meio e fim. Além de recontar a historia da boneca africana atraves de suas produções e pela sua ótica.

    ResponderExcluir
  10. Sequência didática:
    1 turma 1º ano
    1º etapa: fazer o diagnóstico da turma . Verificar o que os estudantes trazem referentes ao que fora estudado.
    2 aplicar uma atividade de sondagem. Exemplo:
    3. Comanda: escreva as letras que a professora falar.
    4. A professora recolhe o instrumental e com muito cuidado, verifica como as crianças identificaram (ou não ) as letras. Lembrando que ao trabalhar as letras, a educadora pode fazer um “link” como outras disciplinas, como ciências: o alfabeto dos bichos, com músicas, vídeos, figuras e recortes, contação de histórias.
    5. O retorno desta atividade é fundamental, não apenas para auto- avaliação do educador como para o educando.

    ResponderExcluir
  11. ANTONIA DE MARIA ALVES DE SOUSA CRUZ
    EM JORNALISTA JOSÉ RAMOS
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    TEMPO ESTIMADO: MÊS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO
    ANO : 1º
    TEMA: NATAL
    OBJETIVOS:
    -CONHECER O SIGNIFICADO DA PALAVRA NATAL;
    -CONSCIENTIZAR-SE DA IMPORTÂNCIA DO DIA 25 DE DEZEMBRO;
    -DESENVOLVER A LEITURA, A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DE REGISTROS E RODAS DE CONVERSAS;
    -FAZER CALCULOS MATEMÁTICOS, CONTAGENS, E INTERPRETAR SITUAÇÕES PROBLEMAS.
    CONTEÚDOS:
    HISTÓRIA
    -SIGNIFICADO DA PALAVRA NATAL;
    -HISTÓRIA DAS PRIMEIRAS COMEMORAÇÕES NATALINAS;
    -HISTÓRIA DOS SÍMBOLOS DO NATAL;
    -IMPACTO ECONÔMICO.
    GEOGRAFIA
    -MAPA DOS PAÍSES ONDE O NATAL NÃO É FERIADO OFOCIAL;
    -POLO NORTE.
    LÍNGUA PORTUGUESA
    -LSTAS: PALAVRAS RELACIONADAS AO NATAL, SÍMBOLOS DO NATAL, PAÍSES ONDE O NATAL NÃO É FERIADO OFICIAL, ALIMENTOS NATALINOS;
    -CANTIGAS NATALINAS;
    -POESIA
    -LEITURA
    MATEMÁTICA
    -CONTAGEM
    -NÚMEROS POR EXTENSO
    -SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES;
    -FORMAS GEOMÉTRICAS.
    DESENVOLVIMENTO
    1-RODA DE CONVERSA SOBRE O NATAL (LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS);
    2-DESENHO REPRESENTATIVO DO NATAL DAS CRIANÇAS;
    3-LISTA: PALAVRAS RELACIONADAS AO NATAL ( EXPLORAÇÃO ORTOGRÁFICA ATRAVÉS DO PAINEL DAS LETRAS E SÍLABAS);
    4- CANTIGA: NATAL DA CRIANÇA – LETRA E ENSAIO PARA A CANTATA DE NATAL;
    5-JOGO DOS SETE ERROS
    6-LISTA: SÍMBOLOS DO NATAL;
    7-LEITURA E REGISTRO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA NATAL;
    8- APRESENTAÇÃO DO MAPA MUNDI E LOCALIZAÇÃO DOS PAÍSES ONDE O NATAL NÃO É OFICIAL
    9-RECORTE E COLAGEM ( DESENHO E NOME DOS SÍMBOLOS DO NATAL;
    10-LEITURA INFORMATIVA DO SIGNIFACADO DOS SÍMBOLOS TRABALHADOS E INTERPRETAÇÃO ORAL;
    11-TEXTO: ARVORE DE NATAL (LER, INTERPRETAR, ILUSTRAR, LOCALIZAR PALVRAS E LISTÁ-LAS;
    12- HISTÓRIA CONTADA – POR QUE O PINHEIRINHO É ÁRVORE DE NATAL ( ENTENDIMENTO ORAL, RECONTO E ILUSTRAÇÃO COM INÍCIO, MEIO E FIM;
    13-LEITURA INFORMATIVA E OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRAVURAS DAS PRIMEIRAS COMEMORAÇÕES NATALINAS;
    14-POESIA NATALINA ( LER, INTERPRETAR, CONTAR PALAVRAS VERSOS E ESTROFES, RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA COM AS CONTAGENS FEITAS E ILUSTRAÇÃO;
    15-POLO NORTE ( APRESENTAÇÃO NO MAPA E ARGUMENTAÇÃO SOBRE RELAÇÃO COM O NATAL);
    16-DITADO NATALINO;
    17- CRUZADINHA;
    18- BINGO DE PALAVRAS
    19-JOGO DA MEMÓRIA COM O NOME DOS SÍMBOLOS DO NATAL
    20-CONFECÇÃO DE CARTÕES DE NATAL COM MENSAGEM (PRODUÇÃO COLETIVA DA MENSAGEM);
    21- CONTE OS ELEMENTOS NA ÁRVORE DE NATAL;
    22-RODA DE CONVERSA SOBRE O IMPACTO ECONÔMICO NO PERÍODO DO NATAL
    23-PINTURA RECORTE E COLAGEM PARA CONFECCIONAR O PRESÉPIO ( INDIVIDUAL) PARA LEVAR PARA CASA;
    24- ENSAIOS PARA A CANTATA DE NATAL;
    25- CANTATA DE NATAL – APRESENTAÇÕE;


























    ResponderExcluir

Olá Professor Alfabetizador!!! Obrigado por Participar!!!