domingo, 1 de novembro de 2015

CADERNOS DE FORMAÇÃO!!!

Você perdeu a Formação dos Anos Anteriores???

Quer conhecer os Cadernos de Formação de 2013, 2014 e 2015??? Não perca Tempo!!!

Para acessar Clique no endereço:


2 comentários:

  1. Acredito ser benéfico para nós professores alfabetizadores,realizarmos todas as atividades com o objetivo de construirmos junto aos alunos ..uma estratégia melhor de ensino e aprendizagem.Professora Maria Clarice Pontes.E.M.Amilton Suga Gallego.orientadora :Marlly

    ResponderExcluir
  2. E.M Astrogilda /Nome :Jessica Lima / 3 ano Tema : Água é vida Objetivos
    1) Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;

    2) Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido.

    Comentário
    A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem, etc. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.

    Estratégias
    1) Propor questõs à sala, a fim de realizar um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto. Por exemplo:

    a) Quanto de água o nosso corpo necessita diariamente? Por quê?

    b) Esta quantidade é a mesma em toda nossa vida?

    c) Em qual(is) parte(s) do corpo concentra(m) maior quantidade de água? Qual a relação disto?

    d) Em outras espécies; a quantidade de água é a mesma?

    2) A partir daí o professor poderá sistematizar, por meio de desenhos ou gráficos, elaborados juntamente com a professora de Matemática, a quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo ou em diferentes espécies. Por exemplo, o homem, o vegetal, a água-viva etc.;

    3) Em seguida, deve-se analisar a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida;

    4) O professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso. E, para isto, poderá solicitar a eles uma conta de água, para analisarem os seus dados (em especial, consumo X valor);

    5) Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.

    ResponderExcluir

Olá Professor Alfabetizador!!! Obrigado por Participar!!!