quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ESTUDO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Olá, Professoras e Professores Alfabetizadores!!!

Hora de pensar sobre o texto disponibilizado para vocês:" Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização: O trabalho com sequência Didática" - Caderno 03 / PNAIC 2015 - Pág. 64.

Muito se fala sobre Interdisciplinaridade e sequência didática, o contexto atual de mudanças que vivemos possibilita uma ampla reflexão sobre como abordamos os saberes e trabalhamos as habilidades em sala de aula. Maria Cândida Moraes (2002) na obra O paradigma educacional emergente, ressalta que, a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude". Portanto a interdisciplinaridade busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento (Juares Thiesen).

Após as reflexões sobre a leitura do texto indicado, faça um comentário apontando CINCO PALAVRAS CHAVE de destaque sobre o texto. Não esqueça de colocar: NOME, NOME DA ESCOLA, ORIENTADOR DO PNAIC.

Boa Leitura!!!!


52 comentários:

  1. A Sequência didática deve ter um PLANEJAMENTO FLEXÍVEL e o autor principal neste processo é o ESTUDANTE. É uma estratégia que proporciona um PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO conforme ocorrem as atividades, também é considerado um momento de TROCA em que o estudante PARTE DO CONHECIMENTO PRÉVIO para produzir/ complementar novos conhecimentos junto ao professor e sua turma.

    Maria Luiza Cid Mororó (EM Astrogilda)
    orientadora: Araci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras chave: Interdisciplinaridade,conhecimento prévio,sequência, objetivos e conversa.
      Regina
      Escola Amilton Suga Gallego
      1º A
      Orientadora Marli

      Excluir
    2. Há um equívoco, o estudante não pode ser autor da sequência didática. Vamos pensar juntas...

      Excluir
    3. Quis dizer que o professor no momento do seu planejamento deve ter como foco seu aluno por isso é um dos pontos principais neste processo.

      Excluir
  2. Sequência didática interdisciplinar, primeiro passo ORGANIZAR um PLANEJAMENTO que garanta as DIVERSAS APRENDIZAGENS.
    Sendo um conjunto de atividades ordenadas, que leva o aluno a COMPREENDER DE, FORMA SIGNIFICATIVA, e vivenciar EXPERIENCIAS DE TROCA MÚTUA.

    ResponderExcluir
  3. PLANEJAMENTO, FLEXÍVEL, INTEGRADOR, DESAFIO, REALIDADE
    O uso da sequência didática na sala de aula é um meio importante para auxiliar o aprendizado dos estudantes, pois através dela teremos atividades planejadas que integram várias disciplinas nas quais podemos mudar o percurso a medida que achamos necessário para auxiliar o estudante. Eles aprendem de forma diferente, cada um no seu tempo e esse tipo de projeto auxilia na aprendizagem deles com diferentes assuntos e metodologias.

    William Batista
    EM Primavera
    Orientadora Marli

    ResponderExcluir
  4. Levar em consideração os CONHECIMENTOS PRÉVIOS, saber as CARACTERÍSTICAS de seus estudantes possibilitará identificar as NECESSIDADES de cada um e do grupo, assim poderemos realizar as CRÍTICAS importantes, para compor o TEMPO PEDAGOGICO.
    Eliane dos Santos, E. M. Amilton, orientadora Luci Santos

    ResponderExcluir
  5. PLANEJAMENTO, FLEXÍVEL, INTEGRADOR, DESAFIO, REALIDADE. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. A sequência didática é a previsão de conteúdo de um conjunto de aulas e o projeto um trabalho mais longo e complexo. O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a ideia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização".
    Maria Ap, Bezerra da Silva Souza
    EM Elza Marreiro Medina
    Orientadora: Luciane Cavalhieri

    ResponderExcluir
  6. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PRIMEIRO PASSO DEVE TER UM PLANEJAMENTO ORGANIZADO ONDE PROPORCIONA E FACILITA O ENTENDIMENTO E GARANTA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES PARA QUE POSSAM COMPARTILHAR ENTRE O GRUPO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DILMA RODRIGUES - EM ASTROGILDAORIENTADORA - GISELE KUBO

      Excluir
  7. No primeiro momento,faz-se necessário realizar um levantamento dos conhecimentos prévios, criar hipóteses envolvendo o coletivo, a partir de um tema específico problematizar e sistematizar os saberes.Maria Aparecida Dos Santos , EM Amilton Suga Gallego, Orientadora, Roberta.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho com sequência didática deve ser pontuado sobre um PLANEJAMENTO ORGANIZADO o que de certa forma nos dará uma direção e um ponto de partida para se alcançar os objetivos traçados no decorrer do processo. Deve ser de caráter FLEXÍVEL e sempre levando em consideração a real necessidade do que se ensinar, para quem e de qual forma o fazer. Deve estimular a TROCA DE EXPERIÊNCIAS para que dessa forma todos os membros envolvidos possam aprender uns com os outros . Uma vez que o este procedimento vem encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado .

    Professor: Marcelo Costa do Nascimento
    E.M.Marajoara
    Orientadora: Professora Roberta

    ResponderExcluir
  9. Ter um bom PLANEJAMENTO que favoreça a INTERDISCIPLINARIDADE em uma perspectiva sociointeracionista e INTEGRAÇÃO entre os vários eixos de estudo da língua e de diversos componentes curriculares. Valorizar os CONHECIMENTOS prévios dos alunos propondo atividades que estimulem a reflexão e CONSTRUÇÃO de conhecimento na interação com o professor e colegas.
    Lindaura Pinheiro Costa Timóteo
    E.M.Amilton Suga Gallego
    Orientadora: Marli

    ResponderExcluir
  10. Planejamento; Articuladas, Interdisciplinar, Sociointeracionista, Formação Integral.
    (Me desculpem colocar apenas só as palavras, anteriormente tinha digitado um texto que explicava cada uma das palavras, e não sei o que houve não saiu nada aqui, estou irada,).
    Patrícia dos Prazeres Alves
    Escola Elza Marreiro Medina
    Orientadora: Kelly Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia fique tranquila, o acesso ao blog é muito simples, creio que você irá conseguir postar seus comentários e contribuições.
      Não é necessário explicar cada palavra, e sim postar uma sequencia didática com todas as etapas desenvolvidas com seus estudantes, conforme tarefa solicitada. Bom trabalho!

      Excluir
  11. Nome: Thais Da Silva Batista Costa
    Escola: EM. Jequitibá
    Turma: 2º ano C
    Orientadora: Kelly Cristina

    Palavras chave: Interdisciplinaridade, sequência, problematização, conversa e conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,conforme tarefa solicitada, é necessário também a postagem de uma sequencia didática que você tenha desenvolvido com seus estudantes.

      Excluir
  12. Nome: Orminda Alves Ribeiro dos Santos
    Escola: EM Primavera
    Orientadora: Kelly

    Palavras-chave: Apropriação, conhecimento, sistematizar, integração e interdisciplinar.
    Comentário: Uma sequência didática interdisciplinar e sistematizada nos possibilita, ampliar os conhecimentos dos estudantes, fazendo com que se apropriem dos saberes, integrado nas diferentes disciplinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orminda, além do comentário acerca da sequencia didática, é necessário postar uma sequencia didática com as etapas que você desenvolveu com seus estudantes.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Professora: Nilda
    E.M Julianelli
    Orientadora: Marli

    Palavras chave:
    -Interdisciplinar
    -Planejadas
    -Organizadas
    -Objetivos
    -Aprendizagem

    A sequência didática é um meio importante para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar com atividades planejadas e organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Cassia de Oliveira Macedo
    E.M.: PRIMAVERA 1º ano E
    Formadora: Marli Silva Cunha
    Estudo e Transposição Didática
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

    Palavras chave: Interdisciplinaridade
    Interação
    Intenção
    Redimensionamento
    Sociointeracionismo

    TEMA: “Consciência Negra”
    Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais (Recursos Tecnológico, Ser Humano e Saúde, Ambiente), Matemática, Arte e Música.
    Objetivo: Conhecer a história afro brasileira.
    Objetivos específicos: Reconhecer a importância do negro, e de outros povos como os europeus e os índios na construção do nosso país;

    Identificar semelhanças e diferenças do tipo de solo, vegetação, animais, costumes africanos e brasileiros.
    Conhecer o espaço geográfico, o papel da sociedade em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
    Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa, identificando as relações, problemas e contradições.
    Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia
    Participar de jogos cantados e rítmicos e de jogos e brincadeiras africanas.
    Reconhecer elementos musicais básicos, frases, partes e elementos que se repetem
    Ouvir e classificar os sons, quanto a sua altura e intensidade, ritmo, duração.
    Identificar e reproduzir pequeno texto informativo/descritivo da história afro brasileira registrando suas impressões sobre o tema.
    Etapas (estratégias)
     Roda de conversa (sondagem sobre o tema), leitura das imagens, história da escravidão no Brasil, a luta por liberdade, o último grande líder negro, diversidade cultural/religiosa, costumes.
     Leituras de contos africanos, literatura afro brasileira infanto juvenil
     Pesquisa sobre o continente africano
     Recorte/Colagem
     Painel Educativo/Ilustrativo
     Reprodução textual
     Desenhos
     Palestras “Grupo Zuma Luma”: Zumbi dos Palmares e demonstração de instrumentos africanos, indígenas e europeus.
     Apresentação de Capoeira com participação dos estudantes do “Mais Educação
     Videos: Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado),Diversidade (Tatiana Belinky), Dança africana com crianças.

















































    ResponderExcluir
  17. Nome: Roseli Mendes
    E.M. Azteca
    Orientadora: kelly
    Palavras-chave: objetivos, planejamento, organizar, interação, conhecimento.
    Comentário: Todo tipo de atividade desenvolvida em sala de aula deve passar pelo momento do planejamento, primeiro passo da organização que possibilitará um trabalho mais efetivo. A sequência didática interdisciplinar deve nos ajudar com essa organização e nos permitir ampliar momentos de construção de conhecimento significativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseli, sua reflexão acerca de um bom planejamento e atividades sequenciadas está bastante significativa, porém é necessário postar um modelo de Sequencia Didática, os os objetivos e etapas.

      Excluir
  18. Joseli Rosa de Carvalho
    E.M. Janaina Agostinho de Oliveira
    Orientadora: Araci
    Palavras-chaves: Planejar, Objetivos Didáticos, conhecer o educando compreendendo suas necessidades, avaliar, registrar os avanços e redimensionar.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sequência Didática
      Tema: Câncer de Pele – Prevenção
      Disciplinas: Português, Matemática e Ciências
      Materiais utilizados: Gibi “Turma da Mônica” – “A Pele e o Sol”, vídeo, lousa e cartolina.
      1ª etapa: Abordagem do tema proposto explorando o conhecimento prévio dos alunos por meio de roda de conversa, em seguida a leitura compartilhada, permitindo o educando atuar ativamente através da oralidade;
      2ª etapa: Vídeo, contando a mesma história realizada anteriormente por meio da leitura possibilitando observar sua compreensão, percepção e perspectiva da leitura anterior;
      3ª etapa: Levantamento dos pontos mais relevantes por meio de palavras chaves selecionadas pelos alunos, sendo questionados constantemente, e registrado na lousa explorando a linguagem escrita;
      4ª etapa: Relacionar as palavras – chaves e construir as frases para a confecção dos cartazes que serão expostos na escola, primeiramente realizadas na lousa, onde os alunos ditam ao professor a frase a ser escrita sequenciando os fatos e relacionando-as com as ilustrações construídas pelos alunos;
      5ª etapa: Formar grupos em que cada grupo ficará com uma frase para a confecção dos cartazes.
      Tempo de duração: 3 dias
      Frases elaboradas pelas crianças: “O SOL SEM PROTEÇÃO”, “A PELE E O SOL”, “CUIDADOS COM O SOL”, “HORA DO BANHO DE SOL”, “O SOL COM PROTEÇÃO”, “BEBA MUITO LÍQUIDO”.
      Conclusão: Os alunos participaram ativamente demonstrando interesse e desempenho na atividade proposta.

      Excluir
    2. Muito boa sequência, no entanto para tratar sobre interdisciplinaridade precisa apontar atividades que façam a teia entre si.

      Excluir
  19. Boa noite Cris!!!
    Com afinidade ao texto, envio as cinco palavras:
    Alfabetização, aprendizagem, estudantes, professores e objetivo.
    PROJETO: "CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE”
    Escola Municipal Maria Josefina de Almeida carvalho
    Professora: Silvia Costa Leite Santos
    Ano de escolaridade: 3º a C
    Tema: “Cuidando do Nosso Planeta”
    Objetivos específicos:
    • Ciências
    • Conhecer o conceito de meio ambiente
    Demonstrar conhecimentos prévios sobre como poluímos o meio ambiente e de que forma poderemos preservar o meio ambiente. Conhecer o que é saneamento básico e seus direitos como cidadãos de ter esses serviços prestados pela prefeitura.
    • Conhecer de que forma pode colaborar na diminuição do lixo através da redução do consumo, reciclagem e reutilização dos materi
    História e Geografia
    • Relacionar a questão ambiental a conservação e limpeza da escola, relacionando o problema do lixo na escola e ações de cooperação na limpeza e conservação dos materiais e utilização de lixeiras recicláveis.
    • Obter conhecimentos iniciais sobre mapas e leitura de legendas, confeccionando maquetes e desenhando plantas da sala de aula, de casa e da localização da casa, do caminho de casa para a escola e dos arredores da escola (bairro). Evidenciar nessas maquetes, a poluição do meio ambiente e o que podemos fazer para mudar essa situação.
    Relacionar a questão ambiental com outras culturas, como a indígena e a africana, conhecendo como estes povos tratam e se relacionam com a natureza, utilizando esta de forma sustentável, preservando a floresta e os animais que vivem nesta.
    • Português
    • Produzir textos de acordo com as características dos gêneros textuais que envolvam o tema, tais como: textos informativos coletivos e individuais cartazes informativos, legendas, poesias, textos narrativos, contos, fábulas, lendas, textos jornalísticos, história em quadrinhos, etc.
    • Ler para estudar, pesquisar, compreender e localizar informações explícitas e implícitas em textos informativos da internet, livros didáticos, de pesquisa, revistas e jornais.
    Matemática
    Resolver situações problemas envolvendo os campos aditivos e multiplicativos que envolvam as questões sobre desmatamento, extinção de animais e economia da água.
    Saber localizar informações em gráficos e tabelas sobre os temas relacionados a preservação ambiental. Realizar atividades relacionadas a ampliação do sistema de numeração decimal , que envolvam o tema sobre preservação ambiental.


    ResponderExcluir
  20. Sequência didática, trabalho interdisciplinar, aprendizagem, gênero textual e produção de texto.

    Texto: Seres vivos e não vivos.

    Onde pude trabalhar uma sequência didática, envolvendo a oralidade, leitura , produção e interpretação de texto.

    Escola Amilton Suga Gallego
    João Edmilson Rocha Moura
    Orientador: Gisele Kubo

    ResponderExcluir
  21. Sequência didática, oralidade, produção textual,interdisciplinaridade e produção de texto.

    Texto: Seres vivos

    Foi trabalhado uma sequência didática envolvendo leitura e produção e interpretação de texto.

    Escola Amilton Suga Gallego
    1º Ano B
    Professora: Auzeni Maria da Conceição Lopes
    Orientador: Gisele Kubo

    ResponderExcluir
  22. Sequência didática, trabalho interdisciplinar, aprendizagem e gênero textual.

    Texto: Seres vivos e não vivos.

    Onde pude trabalhar uma sequência didática, envolvendo oralidade, leitura, produção de texto.

    Escola: Amilton Suga Gallego.
    Ano: 1º D
    Professor: João Edmilson Rocha Moura.
    Orientador: Gisele Kubo.

    ResponderExcluir
  23. Mônica Maria Sombra Carneiro
    E.M Delphina
    Orientadora: Gisele Kubo
    Sequência didática: Consciência Negra
    Objetivo: Conhecer e valorizar a origem dos negros que vivem no Brasil e ampliar os conhecimentos sobre a cultura africana e a sua influência na cultura brasileira (música,comida,danças e religião).
    -Fazer a leitura do livro: O amigo do rei (Ruth Rocha);
    -Levantar algumas perguntas sobre os conhecimentos prévios das crianças sobre a escravidão;
    -Texto informativo sobre a escravidão (trabalhar em roda de conversa: parágrafo,pontuação,localização da África no mapa);
    -Formas de governo;
    -Gráfico com número de negros x brancos atualmente;
    -Confeccionar um painel das celebridades negras do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia Pereira Galdino
      EM Jornalista José Ramos
      Orientadora: Kelly

      Palavras: Planejamento, sequência, interação, aprendizagem significativa, sequência.
      Tema: Consciência Negra
      Objetivos: Conhecer a história da escravidão dos negros no Brasil, a contribuição do trabalho dos negros no país. Valorizar a cultura africana assim como a cultura de outros povos.Compreender a importância de respeitar as diferenças e aprender que todos temos os mesmos direitos ( somos iguais ).
      A sequência didática organiza o conteúdo dentro de uma lógica, proporcionando o direcionamento das atividades para que o objetivo seja atingido. A interdisciplinaridade proporciona maior significado ao conteúdo, amplia a visão do aluno e torna o aprendizado mais prazeroso pois, é abordado na maioria das áreas do conhecimento de maneiras diferentes. Trabalhar o mesmo conteúdo em diferentes áreas, possibilita que todos os alunos absorvam as informações devido as várias formas de abordagem

      Excluir
    2. Célia, o tema e os objetivos da sua sequencia didática estão ótimos, porém é preciso descrever também as etapas ok
      muito obrigada

      Excluir
    3. Célia, o tema e os objetivos da sua sequencia didática estão ótimos, porém é preciso descrever também as etapas ok
      muito obrigada

      Excluir
  24. Desenvolver as atividades a partir dos conhecimentos prévios, estabelecendo os objetivos fazendo planejamento e organização de atividades, sistematizando os saberes.
    ELIANA DA SILVA BARBOSA
    ESCOLA AMILTON SUGA GALLEGO
    3º ANO
    TUTORA ROBERTA

    ResponderExcluir
  25. As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

    Kelly Borges
    Escola Elza Marreiro Medina
    Orientadora:Marli

    ResponderExcluir
  26. Márcia Augusta de Avelar7 de dezembro de 2015 às 14:34

    Márcia Augusta de Avelar
    EM. Janaína Agostinho de Oliveira
    3º Ano
    Orientador: Roberta
    Palavras chaves: Conhecimento, aprendizagem, registro, planejamento, avaliação.
    Sequência Didática: Conhecendo Embu através do Museu
    Objetivo: Tem o objetivo de desenvolver ações que aproximem o Educando e a comunidade local, através de ações de extensão e pesquisa. Conhecer as mudanças que aconteceram através do tempo, na paisagem do bairro onde fica a escola, identificando-as às ações do homem em seu meio.
    Relacionar algumas características da paisagem de diferentes épocas ao modo de vida das pessoas.
    Promover a busca das identidades individuais e coletivas, constituindo-se em espaço de expressão e reconhecimento da diversidade brasileira por meio de resgate, preservação e disseminação da história e da memória do Museu no Brasil.
    • Reconhecer algumas características do entorno como respostas a necessidades dos diferentes grupos humanos que ocupam o espaço urbano.
    • Saber localizar-se no espaço, utilizando-se de pontos de referência compartilhados.
    • Utilizar a linguagem oral, numa situação de entrevista, como ouvinte e tomando a palavra para colocar questões pertinentes.
    – OBJETIVOS GERAIS:
    Promover o contato dos estudantes do Ensino Fundamental-l do Município de Embu das Artes, dos professores da área e estudantes com a pesquisa histórica, através da aproximação com o Museu Histórico Municipal, compreendendo-o como um espaço dinâmico onde não apenas se expõe a história passada, mas também são desenvolvidas pesquisas e processos de ensino-aprendizagem.

    PORTUGUÊS
    • Leitura de textos, histórias e músicas que falem sobre o assunto.
    • Produção coletiva e individual de pequenos textos.
    • Cruzadinhas, caça-palavras.
    • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
    MATEMÁTICA
    • Situações-problema envolvendo o tema.
    • Estatísticas (No Brasil, quantos museus existem, quantos são bem visitados).
    • Gráfico/tabelas.
    CIÊNCIAS
    • Pesquisa sobre o Museu pelo Estado de São Paulo e suas peculiaridades.
    ARTES
    • Conversa sobre o Museu e a Igreja.
    • Desenho para colorir o Museu.
    • Desenho livre e de observação.
    • Desenho e pintura a guache em cartolina, totalmente feitos pelos alunos.
    • Releitura de obras de Iwaro Nakagima.
    • Desenho de algumas partes do Centro Histórico
    • Confecção de maquete.
    • Visita ao Museu.
    • Atividades diversas, relacionadas ao tema.
    HISTÓRIA E GEOGRAFIA
    • História de Embu das Artes.
    • Curiosidades sobre o Museu. Como o Museu é visto no mundo.
    • Mapa do Brasil com a localização dos Índios.
    • Lenda de Embu das Artes.

    Materiais Utilizados:
    • Cartolinas, tintas, pincéis, caixas de sapato para a Maquete, caixas de remédios, fósforo, pasta de dente.
    • Caderno de desenho, palito de sorvete, rolinhos de papel higiênico, palha, papéis diversos.TNT.
    Estratégia e recursos:
    AVALIAÇÃO
    • Exposição de trabalhos.
    • Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
    • Oficina com as crianças de confecção de maquetes.
    • Trocar produções de textos.
    • Apresentação no final do projeto das maquetes, mapas, produções de textos e painéis com a releitura dos diversos tipos de moradias dos Índios.

    Anexos:
    • Fotos e Maquetes.
    • Produção de textos.
    • Mapa.

    ResponderExcluir
  27. Tais Teodoro de Siqueira
    E.M Janaína Agostinho Oliveira
    Turma: 3º ano
    Orientadora: Roberta
    Palavra Chave: Conhecimento, organização, valorização,contribuição, respeito, interação.
    O projeto visa promover a busca da identidade individuai e coletiva, reconhecimento da diversidade brasileira por meio de resgate, preservação e disseminação da história e da memória do Museu no Brasil.
    Contato com o material do acervo histórico nas exposições do Museu, o aluno transferi-se a uma época muito distante e diferente da que vive, o que fará compreender os aspectos sociais e econômicos daquele momento, além de reconhecer a importância deste contexto histórico para a formação da sociedade miscigenada e culturalmente diferenciada que temos hoje no Brasil. Refletirá sobre a contribuição de outros países em nossa cultura como: Dança, festas, comidas, vestimentas, comportamento,crenças, entre outros.

    ResponderExcluir
  28. Gladis Nunes Melo
    E.M.Amilton Suga Gallego
    2.ano
    Orientadora:Luciane

    Palavras chaves:Planehamento/Diversificar/Organização/Realidade/Aprendizagem

    Plano de Aula

    A escola Amilton esta com o projeto MÚSICA.Os 2 anos ficaram com o ritmo rock.Na primeira semana trabalhamos língua portuguesa e história.

    1-Passei para eles a história do rock no Brasil e abrimos para roda de conversa.

    2-Trouxe algumas músicas para eles ouvirem e escolher uma para apresentar aos pais na Mostra Cultural.

    3-Pesquisa:Quais instrumentos musicais usado no rock.

    4-Trouxe os desenhos dos instrumentos musicais, onde eles pintaram e começamos a confecção de um mini livro sobre a história do rock.

    5-Para cada instrumento musical, os estudantes escreviam uma frase.

    6- Assim encerra a semana mas o projeto continua......

    7- O projeto encerra com a apresentação da música aos pais e a exposição do mini livro na Mostra Cultural.

    ResponderExcluir
  29. Todo trabalho que contemple a sequência didática deve estar atrelado a um planejamento organizado de cordo com a realidade do estudante; deve ser flexível para atender às suas reais necessidades considerando seu conhecimento prévio; estimular a troca de experiência entre os pares através de conteúdos desafiadores e interdisciplinares durante todo o seu processo; propiciar a sistematização dos mesmos e o alcance dos objetivos estabelecidos.

    Palavras chave: realidade, flexibilidade, conhecimento prévio, troca, interdisciplinaridade.

    Professora: Agnes Cristina Epifanio Franco
    EM Jornalista José Ramos
    3º Ano
    Orientadora: Roberta

    ResponderExcluir
  30. Sequência Didática
    Tema: Diversidade Cultural
    Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes
    Objetivos: Valorizar o patrimônio sociocultural respeitando e reconhecendo a sociodiversidade como um direito dos povos e indivíduos; refletir sobre a nossa posição através de questionamento sobre nossa própria maneira de viver,enquanto pertencentes a grupos culturais dentre a diversidade presente no mundo contemporâneo de forma a questionar preconceitos; refletir sobre a importância do respeito a toda e qualquer diferença entre os indivíduos.
    Etapas:
    - roda de conversa sobre o conceito de cultura e diversidade cultural (sondagem)
    - pesquisa sobre as diferentes culturas da comunidade
    - história da escravidão no Brasil; Zumbi
    - formação do povo brasileiro
    - leituras de contos africanos
    - apreciação do planisfério e mapa dos continentes que influenciaram em nossa cultura
    - vídeo: Diversidade (Tatiana Belinky)
    - releitura de obras: Os Operários (Tarsila do Amaral)com recorte e colagem, e obras de Waldemar de Andrade e Silva - Walde-Mar de Embu, pintura utilizando como tela fôrma de pizza
    - as diferenças físicas,
    - tolerância e respeito às diferenças (físicas, sociais, culturais, inclusão, etc), atividades encadernadas
    - leitura de textos diversos sobre o tema
    - interpretação e produção textual
    - construção de painéis
    - exposição dos trabalhos em Mostra na Semana da Consciência Negra

    Professora: Agnes Cristina Epifanio Franco
    EM Jornalista José Ramos
    Turma: 3º Ano
    Orientadora: Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarice M. B. Fernandez
      EM Delphina de Moraes
      Turma 1º ano C
      Orientadora Luciane

      Após a leitura do texto, destaco as palavras planejamento, para organizar o trabalho, objetivos didáticos, ter em mente o que se quer, interação das disciplinas, para se chegar a compreensão da complexidade e não de apenas um lado, formação crítica para formação do cidadão.

      Excluir
  31. Organizei o trabalho com os estudantes tendo em mente o projeto da escola VALORES E VIRTUDES . Foram lidos textos , historias sobre o assunto. Também tivemos rodas de conversa e por fim os estudantes elaboraram um livro sobre o assunto expondo sua critica e compreensão sobre o tema SOLIDARIEDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 9 de dezembro de 2015
      Maria Aparecida Alves Pádua
      EM Profº Elza Marreiro Medina
      Turma 2ºC
      Orientadora Kelly

      Excluir
    2. Olá Maria Aparecida,li seu comentário acerca da sequencia didática desenvolvida com o projeto Valores e Virtudes, porém a tarefa é para postar o planejamento de todas as ações que você comentou, ou seja, o planejamento da sua sequencia didática.
      Por favor, postar ok

      Orientadora de Estudos - 2º ano
      Kelly Cristina

      Excluir
  32. 1ª Atividade - Sequência didática
    Tema: Consciência Negra
    Áreas envolvidas: Português, História, Geografia e Arte
    Turma: 1º B
    Professora: Nilda
    E.M Julianelli

    Justificativa:
    Comemorar o dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) dedicando o mês para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.

    Objetivo:
    -Conhecer e valorizar as origens dos negros que vivem no Brasil.
    -Desenvolver atitudes de respeito pelas diferenças

    Conteúdo:
    -Origem dos negros que vivem no Brasil
    -Escravidão
    -Influência da cultura africana
    -A vida dos negros atualmente

    Desenvolvimento:
    -Roda de conversa (levantando questões como negros famosos, costumes, influência da cultura, religião, música, dança, vocabulário, etc.)
    -Leitura do livro Bruna e a galinha d'angola
    -Desenhos
    -Cartazes
    -Filme kiriku
    -Atividades diversas

    Concluímos com cartazes elaborados pela turma e expostos na Feira Cultural da escola.


    2ª Atividade - Leitura do caderno 3 - Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização

    -Interdisciplinar
    -Planejadas
    -Organizadas
    -Objetivos
    -Aprendizagem

    A sequência didática é um meio importante para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar com atividade planejadas e organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos.





    Palavras chave:
    -Interdisciplinar
    -Planejadas
    -Organizadas
    -Objetivos
    -Aprendizagem

    A sequência didática é um meio importante para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar com atividades planejadas e organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos.

    Professora: Nilda
    E.M Julianelli
    Orientadora: Marli

    ResponderExcluir
  33. Juraci de Carvalho Chinem10 de janeiro de 2016 às 15:39

    Professora Juraci de Carvalho Chinem
    E.M. Profa. Valdelice Aparecida de Medeiros Prass
    Orientadora do Pnaic: Lucineide Ferreira

    A sequência didática organiza o trabalho pedagógico de forma a promover a INTERDISCIPLINARIDADE. Precisa ser FLEXÍVEL para incorporar novos tópicos (pertinentes) ao assunto abordado caso os conhecimentos precisem ser aprofundados, além de integrador, reforçando a todo momento que o aluno precisa ser ATIVO nesse processo. Ao ARTICULAR conhecimentos prévios, ações de resolução de problemas e reflexões, torna-se possível que o aluno integre todas as informações, reflita sobre elas e FALE sobre o conhecimento para chegar às próprias conclusões e sistematizar o saber.

    ResponderExcluir
  34. Cíntia Neri de Souza – Escola Municipal Villa Lobos – 3º ano
    Palavras chave: Interdisciplinar, interdisciplinaridade, análise e socialização.
    Somente com a prática pedagógica é possível consolidar a interdisciplinaridade conjuntamente com a interação professor x aluno e aluno x aluno, e porque não dizer aluno x conteúdo, no processo de socialização inerente ao contexto escolar, diante disso a análise de todo esse processo é sempre importante.

    ResponderExcluir

Olá Professor Alfabetizador!!! Obrigado por Participar!!!